Icapara é o local onde tudo começou. Foi lá que a Princesa do Litoral ergueu sua primeira palhoça. Conta à lenda urbana que a jovem nobre sofreu horrores nas mãos dos índios Carijós, os primeiros habitantes daquelas terras herdadas dos formadores de sambaquis, mas essa é outra história.
Foi dessa pacata freguesia que partiu a expedição que incendiou São Vicente; os icaparanos gostavam de uma boa briga, plantavam mandioca, faziam cachaça e detestavam piratas. Muitos flibusteiros enterraram seu ouro naquele chão e até hoje os seus fantasmas guardam os tesouros nunca encontrados.
Maxwell, o corsário, continua a assombrar os habitantes da antiga paróquia de Nossa Senhora das Neves; a tradição oral aponta o pirata como um grande apreciador de donzelas, trocando em miúdos, das mocinhas virgens do lugarejo.
Max andou passando dos limites com Indaiá, uma curumim filha de um poderoso pajé Carijó; o feiticeiro tascou uma maldição em Maxwell e assim, sem mais nem menos, o pirata virou visagem e ao anoitecer aparece nas cercanias do bairro à procura de uma virgem para chamar de sua.
Na lagoa da Pedreira muitas garotas se perderam e se acharam; é ali que Max procura suas vítimas em potencial. Por duzentos anos se divertiu adoidado; na atualidade está pensando em se mudar para a Jureia, parece que a mercadoria está em falta na vila.
Da última vez que o centenário pirata foi avistado, dizem que ele ficou só observando as banhistas. O fato ocorreu no carnaval passado; as turistas acharam que era apenas um nativo fantasiado de flibusteiro e assediaram o indivíduo. Ele saiu às carreiras e se embrenhou na mata e depois disso nunca mais foi visto.
Fica aqui o alerta; muitos icaparanos tentam se passar pelo verdadeiro Maxwell! Atualmente conhecido por Nêgo D’água. Não caia nessa jogada moderna; se você ainda pertence ao grupo preferencial do pirata, saia correndo da lagoa da Pedreira; chame seus amigos e baixem o cacete no tarado.
Gastão Ferreira/2014
Gastão Ferreira começou a publicar seus textos aos 13 anos. Reconhecido por suas crônicas e poesias premiadas, suas peças de teatro alcançaram grandes públicos. Seus textos e obras estão disponíveis online, reunidos neste blog para que todos possam desfrutar de sua vasta e premiada produção.