CARTA AO PRIMO…


CARTA AO PRIMO…

Caro primo Incitatus, estou escrevendo de uma pequena cidade praiana. Desde que Zorro me abandonou, tenho viajado pelo mundo em busca de um lugar para envelhecer feliz… Encontrei o paraíso! Um local sossegado, de verdejantes pastagens. Uma paragem onde todos os eqüinos são bem vindos, onde podemos pastar nas praças e ruas sem sofrer assedio da fiscalização humana.

Escrevi que o sitio é sossegado! Nem tanto. Há algum tempo assisti ao assassinato, por espancamento, de um cão por parte um cidadão acima de qualquer suspeita… Não! O homem nem sequer foi indiciado. A civilizada criatura alegou em sua defesa que o cachorro morreu porque o veterinário era inexperiente e não conseguiu juntar todos os ossos moídos.

Também os felinos, especialmente os gatos, têm vida curta… Como gostam de matar gatos por aqui! Geralmente são os próprios vizinhos que envenenam os bichanos e depois reclamam que os ratos fazem a festa.

Nós, os cavalos, somos respeitados e amados pelo povo. Considerados máquinas biológicas de carpir, mantemos limpos os jardins, os logradouros públicos, os arredores do lagamar e desde o portal de entrada da cidade até a margem do Mar Pequeno é de nossa responsabilidade preservar o meio ambiente.

Aguardo a sua visita, vamos nos divertir a valer, os pontos turísticos estão bem do jeito que você gosta… Muito mato e capim grátis. Não se preocupe com acomodação, temos antigos casarões em estado de completo abandono, nada que um bom coice não resolva para arrombar velhas portas. Quero que você beba água da Fonte, uma delícia, quem bebe volta sempre.

Venha na Festa de Agosto. Nossos parentes comparecem aos milhares e sujam as ruas por onde passam. Ano passado a coisa ficou feia, negaram água para a rapaziada e o padre cobrou das autoridades dizendo; – “Cavalo também é criação de Deus e merece respeito!”

Quando chegar, não diga o seu verdadeiro nome, diga apenas Tatus… É que Calígula reencarnou e apronta na cidade, ainda não encontrou seu Incitatus… Coisas de cidade pequena! Faça um esforço e venha antes do fim deste ano, pois no próximo as coisas poderão mudar, teremos eleição e nunca se sabe o comportamento das novas autoridades.

Um coice carinhoso no coração… Seu primo

Silver

Gastão Ferreira/2012

Deixe um comentario

Livro em Destaque

Categorias de Livros

Newsletter

Certifique-se de não perder nada!