Os passeios da Princesa…

A ESPERA DO PARAÍSO…

Nova visita da Princesa do Litoral a cidade, dessa vez em plena campanha eleitoral. Josephus seu mordomo, caixa dois, secretário particular e confidente estava temeroso…
– “Majestade! Por favor, não desça da carruagem…”
– “Josephus! Você sabe que adoro perambular por minhas centenárias calçadas… Tão bem cuidadas, bem conservadas, algum problema?” perguntou a Princesa.
– “Todos os possíveis e imaginários alteza! A senhora não reparou na quantidade de súditos balançando bandeiras em plena via pública? Vá que Vossa Majestade leve uma bandeirada na cara…” disse Josephus.
– “Meu Bonje! É um perigo real… Veja com que frenesi essas moças, rapazes e senhoras da melhor idade chacoalham as flâmulas… Essa eleição realmente promete!…”
– “ Não alteza! Quem promete são os candidatos…” disse Josephus.
– “ E o que eles prometem, caro servo e amigo?” inquiriu a nobre dama.
– “ Que estamos prestes a entrar no Paraíso! Os candidatos prometem um hospital, faculdades, pontes, viadutos, creches, teleféricos, um Torre de Babel…”
– “ Uma Torre de Babel! Como assim?” perguntou a curiosa e digna Princesa.
– “ Será uma escola de línguas estrangeiras, afim de preparar vossos súditos para recepcionarem condignamente os milhares de turistas que passarão pelo município durante os jogos da Copa do Mundo e das Olimpíadas…”
– “ Não me diga!”
– “ Já disse! Ensinarão Espanhol, Inglês, Frances, Alemão, Árabe, Grego, Russo, Japonês, Mandarim e outros idiomas…”
– “ Nossa! A cidade vai lotar de turistas… Onde ficarão hospedados?”
– “ Nem imagino! Chegarão de São Paulo capital pela BR-116 a caminho de Curitiba… Vosso reino está na metade do percurso… Todos vão querer conhecê-lo…”
– “ O mundo nos redescobrindo! Que beleza…”
– “ Sim! Centenas de hotéis, pousadas, praça de alimentação surgirão do nada, de uma hora para outra acolhendo essa multidão de visitantes estrangeiros…”
– “ Parece um sonho! Sairei do anonimato para a primeira página de todos os jornais planetários…” sussurrou a Princesa.
– “ Acorda garota! Cai na real… Põe os pés no chão…”
– “ Josephus! Vamos dar uma oportunidade aos candidatos de realizarem suas promessas… Poderei visitar o reino de jatinho caso façam um grande e moderno aeroporto…”
– “ Para! Para! Nem pense em sugerir essa ideia…”
– “ Você, mero serviçal, sempre jogando água fria nos meus sonhos!” se queixou sua alteza.
– “ Não é bem assim Majestade! Não gosto de vê-la decepcionada… Lembra da eleição passada? Lembra do novo estádio de futebol? Da melhoria na saúde pública?”
– “É verdade! Eu sempre acreditando… Mas dessa vez temos três candidatos com ótimos currículos…”
– “ Como a senhora sabe disso?” perguntou Josephus.
– “ Estamos na era da Internet e estou bem informada… Um é jovem, de excelente formação moral e honestas raízes familiares, humilde, com princípios éticos vindos de berço… Tem mil projetos sociais para retirar o reino da pindaíba… Um outro já mostrou serviço. Incansável edil, soube fiscalizar como ninguém o poder executivo, um exemplo para quem não admite politicagem… O último dos três tirou das areias desertas uma cidade onde a honestidade fez perene morada, algo bonito de se ver…”
– “ Não disse! A senhora lê os jornais errados…”
– “ Não é verdade! Querido Josephus, eu acredito no potencial humano, nas grandes realizações, na integridade e caráter das pessoas… Eu não mato o sonho de ninguém… Eu admiro a honestidade, a ética na política… Estamos a caminho do Paraíso!”
– “ Menos! Menos Majestade! Há quase quinhentos anos a senhora escuta a mesma ladainha, as mesmas promessas e ainda não aprendeu?”
– “ Josephus! Eu não posso desacreditar… Sou a Princesa do Litoral Sul, doidinha para virar rainha, custe o que custar…”
– “ Tudo bem alteza! Vamos torcer para que vença o melhor… Ficaremos a espera do Paraíso que não tarda a chegar…”

Gastão Ferreira/2012

Deixe um comentario

Livro em Destaque

Categorias de Livros

Newsletter

Certifique-se de não perder nada!